Drogas





Definição e Tipos:


O Que São Drogas

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), droga é qualquer substância que, introduzida no organismo, interfere no seu funcionamento.
Portanto, substâncias desde cocaína, antibiótico ou álcool, podem ser classificadas como droga, diferenciando-se apenas a forma como age no organismo.

Tipos de Drogas

As drogas podem ser classificadas em lícitas (aquelas que são produzidas, comercializadas e consumidas, sendo liberadas pela lei e aceitas pela sociedade) e ilícitas (aquelas cuja comercialização é proibida por lei e não são socialmente aceitas).

*        O fato de uma droga ser considerada lícita não significa que ela não provoca danos à saúde.

Drogas Estimulantes – São substâncias químicas capazes de aumentar a atividade cerebral. Causam aumento da atenção, aceleração do pensamento e euforia.

·         Anfetaminas e Anorexígenos:

Drogas estimulantes produzidas em laboratório e comercializadas – de forma legal ou ilegal – como moderadores de apetite.



Efeitos: As anfetaminas fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas com menos sono, fome e cansaço. Aumentam o batimento cardíaco e a pressão sanguínea e dilatam as pupilas. Em doses altas, causam psicose anfetamínica, um estado com delírios de perseguição, paranoia e alucinações. Podem ocorrer convulsões.



·         Anabolizantes:

Drogas estimulantes sintéticas relacionadas ao hormônio masculino testosterona.



Efeitos: Aumentam os músculos, a força e a resistência, mas têm efeitos colaterais graves. No homem, os testículos diminuem de tamanho e pode ocorrer impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata. Na mulher, é comum o crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência do ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa e diminuição dos seios. Se usados por adolescentes, podem levar à maturação esquelética prematura e puberdade acelerada.



·        Ice:

Droga estimulante, vendida em pedras transparentes semelhantes a cristais. Pode ser dissolvido em bebidas, fumado ou até injetado.




Efeitos: Provoca excitação, aumenta a atividade cerebral, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, podendo provocar parada cardíaca e degeneração das células do cérebro, além de descolamento da retina, depressão, delírio de perseguição e crises de paranoia.



·         Ecstasy:

Substância estimulante sintética, comercializada em comprimidos e conhecida como a “droga do amor”.



Efeitos: Causa euforia e hiperatividade, altera a percepção de tempo, diminui a sensação de sede e de medo e provoca alucinações visuais. Pode causar ataques de pânico e até levar à morte pelo aumento de temperatura corporal e desidratação.



·         Tabaco:

Em forma de charuto, rapé e cigarro, o tabaco é uma das drogas mais consumidas no mundo inteiro. Diminui o apetite e é um estimulante leve, apesar de muitas pessoas se sentirem relaxadas quando fumam. Além da nicotina, a fumaça do cigarro contém várias outras substâncias tóxicas ao organismo, como o alcatrão e o monóxido de carbono.



Efeitos: Irritabilidade, palpitação, tontura, ansiedade, fadiga, faringite, bronquite e falta de apetite. O uso intenso aumenta a probabilidade de câncer. Também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e derrames, reduz a fertilidade e causa danos ao desenvolvimento fetal.



·         Antidepressivos:

Medicamentos que ajudam no tratamento médico de uma doença chamada depressão.



Efeitos: Podem causar sintomas como visão embaçada, taquicardia, retenção urinária, constipação intestinal e secura na boca. Também podem levar à confusão mental e delírio, especialmente se combinados com tranquilizantes.



·        Cocaína:

Droga produzida com um princípio ativo extraído das folhas da Erythroxylon coca e outras substâncias químicas. Pode ser cheirada, injetada ou fumada – sob a forma de pedras de crack, que produzem efeitos mais intensos e dependência severa em pouco tempo. Existe ainda a pasta de coca, um produto menos purificado que também pode ser fumado. Misturado a outras substâncias, é comercializado em alguns lugares com o nome de merla.



Efeitos: As sensações provocadas pelo uso da cocaína e seus derivados são euforia, hiperatividade, insônia e falta de apetite. Tira o sono, mas não alivia o cansaço físico. Em doses maiores, causa irritação, agressividade, delírios e alucinações. O efeito imediato da cocaína é estimulante, mas depois o usuário sente depressão. A temperatura e a pressão arterial aumentam, a pupila dilata e o coração acelera, podendo ocorrer parada cardíaca.



·        Crack:

Nome dado para a cocaína que foi processada de maneira que possibilite o fumo imediato. Extraído da mesma planta, o pó é prensado e consumido por aspiração através de um cachimbo. Fumar crack faz com que grandes quantidades de cocaína sejam despejadas no pulmão, produzindo efeito comparável ao uso injetável. Esses efeitos são sentidos imediatamente após o uso, e são muito intensos, mas a "onda" dura pouco tempo. O crack também leva muito mais rapidamente à condição de dependência.



Efeitos: Pouco após a administração, o consumidor sente prazer, excitação e hiperatividade. O uso repetitivo pode levar a pessoa a experimentar sensações de cansaço e intensa depressão. Doses maiores podem provocar tremores, paranoia, alucinações e delírios e perda da libido. A pressão arterial sobe e o coração dispara, podendo até mesmo, em alguns casos, levar a uma parada cardíaca. 


Drogas Depressoras – São substâncias químicas capazes de diminuir as atividades cerebrais. Possuem propriedade analgésica e seus usuários tornam-se sonolentos e desconcentrados.



·        Opiáceos:

São drogas que aliviam a dor e dão sonolência. Derivam do ópio, um suco leitoso extraído da papoula do oriente. Muitos de seus derivados são usados como remédios, caso da codeína, que tem propriedade de deprimir o centro da tosse que existe no cérebro e está presente em alguns xaropes. Os opiáceos podem ser usados em injeções, fumados ou ingeridos.

Efeitos: Em altas doses, podem causar grande depressão respiratória e cardíaca, levando ao estado de coma e mesmo à morte. A suspensão repentina do uso causa intensas dores físicas, diarreias e vômitos, necessitando de acompanhamento médico.


*        A principal substância derivada do ópio é a morfina, palavra que vem de       Morfeu, o deus dos sonhos.





*        Heroína: Da modificação química da morfina obtém-se a heroína, que provoca um estado de “semissono” ou “sonho acordado”, acompanhado de incapacidade de concentração e diminuição da atividade física.



Efeitos: A heroína causa apatia, contração das pupilas e diminuição dos movimentos do estômago e dos intestinos.



·         Álcool:

O álcool etílico é a mais famosa droga depressora, obtida pela fermentação de açúcares ou carboidratos presentes em vegetais. Vendidas legalmente para maiores de idade, as bebidas alcoólicas são um grave problema em vários países, entre eles, o Brasil.



Efeitos: Seus efeitos imediatos são euforia e desinibição. Em um segundo momento diminui a vigília, provoca falta de coordenação motora, sedação e sono. Dependendo da pessoa, da bebida usada, da dose e da rapidez com que é consumido, o álcool pode também provocar dor de cabeça, náuseas e vômitos. Quando o consumo é exagerado, ocasiona doenças no fígado, aparelho digestivo, pâncreas e coração, além de má-formação fetal, se usado por grávidas.



·         Solventes:

Os solventes (esmaltes, thinners, tintas, colas) ou inalantes (lança-perfume e “cheirinho-da-loló”) são substâncias depressoras e sintéticas, inaladas pela boca ou pelo nariz.



Efeitos: Em um primeiro momento, a pessoa fica eufórica e desinibida. Em seguida, fica deprimida, confusa e desorientada, podendo ter alucinações auditivas e visuais. O uso crônico de solventes destrói os neurônios, causa lesões no fígado, rins, nervos periféricos e medula óssea. Há, ainda, risco de coma e morte. Em alguns casos, favorece surtos psicóticos.



·        Tranquilizantes:

Os tranquilizantes (benzodiazepínicos, barbitúricos, “calmantes” ou ansiolíticos) são drogas depressoras sintéticas consumidas por via oral ou injetável. São usados como soníferos ou medicamentos para combater a ansiedade e a tensão.



Efeitos: Causam sonolência e relaxamento muscular. Dificultam a aprendizagem e a memorização. Se usados em doses elevadas, podem provocar reação tóxica. Levam facilmente à dependência física e quando deixam de ser usados, os efeitos são irritação e ansiedade intensas. O maior perigo é a mistura com álcool ou sedativos, que pode levar ao estado de coma. Se ingeridos por grávidas, há risco de lesões ou defeitos físicos no feto.

Drogas Perturbadoras – As drogas perturbadoras são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação, geralmente de natureza visual. Fazem com que o cérebro passe a funcionar de maneira perturbada.



·         Maconha:

A cannabis é a droga mais consumida no mundo. Apesar de ser tratada muitas vezes como uma droga mais leve, o uso da maconha pode ser bem mais arriscado do que parece. A cannabis está cada vez mais potente – e com isso há mais riscos de dependência. Maconha é o nome dado no Brasil à cannabis sativa em erva, também conhecida como marihuana.



Efeitos: O princípio ativo da cannabis é o THC, que causa perturbação no funcionamento do cérebro, muda a noção de tempo e do espaço, prejudica a coordenação motora e a capacidade de atenção e memória. Os olhos tendem a ficar vermelhos, a saliva diminui, algumas pessoas sentem angústia, taquicardia, ansiedade e tremedeira. O uso intenso e contínuo pode provocar falta de motivação. Apesar de muita gente achar que a maconha não vicia, com o aumento da potência da droga ao longo dos anos, novos estudos mostram que está cada vez mais difícil abandonar seu uso.



·         Haxixe:

Da compressão das flores da Cannabis Sativa também se obtém a resina chamada haxixe. Os efeitos são parecidos com os da maconha, só que mais fortes.



Efeitos: Olhos avermelhados, boca seca, larica, muita fome, taquicardia, de 60-80 para 120-140 batimentos cardíacos, causa infertilidade e o homem fica estéril.



·        Ayahuasca:

A ayahuasca é uma bebida preparada com duas plantas alucinógenas, caapi e chacrona, normalmente usadas em rituais religiosos como uma “porta” para a transcendência.



Efeitos: Dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náusea e vômitos. Pode causar acessos de pânico e delírios de grandeza e perseguição.



·         Anticolinérgicos:

Os anticolinérgicos são drogas que podem ser produzidas em laboratório e usadas como medicamentos no tratamento de algumas doenças, como o Mal de Parkinson. Podem ainda ser provenientes de plantas como a saia branca, a trombeteira e a zabumba.



Efeitos: Alucinações e delírios, sendo comum a sensação de perseguição. A pupila dilata, a boca seca e o coração pode disparar. Há o risco de convulsões, com o aumento da temperatura corporal. Os efeitos são bastante intensos, podendo durar vários dias.



·        Ácido:

O LSD – ou ácido lisérgico – é uma substância sintética, produzida em laboratório. É usado habitualmente por via oral, em forma de pequenos “selos”, mas também pode ser misturado com tabaco e fumado. Pequenas doses já produzem efeitos intensos, que costumam durar de 4 a 12 horas.



Efeitos: Pode causar euforia, excitação, sensação de bem-estar e tranquilidade (“boa viagem”) ou depressão, sensação de pânico, enjoos e tremores (“viagem ruim” ou bad trip). Sob o efeito da droga, o usuário pode perder a noção de riscos e cometer atos impulsivos ou envolver-se em atividades perigosas sem perceber o que está fazendo. Delírios de perseguição e grandeza também são comuns. Em alguns casos, o usuário pode voltar a ter alucinações semanas ou meses depois de ter consumido a droga.



·         Cogumelos:

A psilocibina é uma substância alucinógena encontrada em várias espécies de cogumelos. Os efeitos do uso de cogumelos variam de pessoa para pessoa e dependem do momento e do ambiente em que a droga é ingerida.



Efeitos: De modo geral, os cogumelos provocam alucinações, delírios, dilatação da pupila, suor excessivo, taquicardia e náusea.




























        















Nenhum comentário:

Postar um comentário