Livros




Indicações:


Drogas: Mitos e Verdades
Autor: COTRIM, Beatriz H.R.S. Carlini
Sinopse: Tabaco e álcool são drogas? O que são drogas lícitas e ilícitas? A maconha deve ser proibida ou não? O que é pior, cigarro ou maconha? O mito do prazer e o risco da dependência - quais são os efeitos das drogas? Afinal, droga mata? O uso de drogas é um dos assuntos mais polêmicos de nossos dias. 'Drogas - Mitos e Verdades' traz informações fundamentais que permitem a discussão e a reflexão na família e na escola.



Drogas: Prevenção e Tratamento
Autor: MALUF, Daniela; TAKEI, Edson; HUMBERG, Lygia; LARANJO, Thais
Sinopse: Escrito por quatro psicólogas e um psiquiatra que atuam na prevenção e no tratamento de dependência de drogas, o livro busca, através de um diálogo descontraído com o leitor, esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o tema. 'Drogas - prevenção e tratamento' fala de drogas ao mesmo tempo com profundidade e simplicidade, em linguagem clara e direta. Os autores abordam desde os sentidos da existência da droga nas sociedades humanas, no passado e atualmente, até os fatores que levam as pessoas a experimentar e usar drogas, passando pelos desafios e possibilidades de ações e programas de prevenção ao uso e do tratamento do dependente. O livro apresenta os principais conceitos da prevenção ao uso de drogas, tendo como alvo prioritário, mas não exclusivo, os adolescentes e jovens. Além disso, dá sugestões relacionadas à elaboração de programas de prevenção em escolas, abordando também o problema do ponto de vista dos locais de trabalho.



Juventude e Drogas: Anjos Caídos
Autor: TIBA, Içami
Sinopse: Nesta obra, Içami Tiba orienta sobre como prevenir o uso de drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento. O autor faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Álcool, cigarro, inalantes e solventes, maconha, tranquilizantes, anfetaminas, cocaína, crack, merla, alucinógenos, esteroides e anabolizantes, sedativos e indutores do sono, heroína e morfina têm seus sintomas, usos e tratamentos explicados, um a um, em detalhes.




123 Respostas Sobre Drogas
Autor: TIBA, Içami
Sinopse: Em várias conversas, palestras e grupos de estudos, o doutor Içami Tiba concluiu que a maioria dos adolescentes é muito mal informada a respeito das drogas e seus efeitos. Pensando nisso, o autor reúne neste livro perguntas e respostas sobre curiosidades e inquietações mais frequentes que povoam a mente desses jovens, com exemplos retirados de seu próprio dia-a-dia.



Pequena Enciclopédia da História das Drogas e Bebidas
Autor: CARNEIRO, Henrique
Sinopse: O papel das drogas, das bebidas e dos alimentos de propriedades psicoativas é de extrema importância econômica, política e cultural, particularmente na história moderna. A busca por eles e as guerras para controlá-los tiveram um grande impacto histórico que atingiu todos os continentes e todas as sociedades. No entanto, pouco se sabe sobre a história particular das drogas - tanto as naturais quanto as sintéticas - e as bebidas - industrializadas ou artesanais - encontradas mundo afora. Esse livro traz mais de 150 verbetes contando uma fascinante história que abrange tanto os aspectos históricos quanto científicos de substâncias comuns (ex: tabaco, café, vinho), proibidas (ex: LSD, cocaína, ecstasy) e curiosas (ex: banguê, bétel, ayahuasca). De maneira clara, concisa, porém abrangente, o autor nos conduz nessa viagem pela história e pela ciência através das histórias privadas das drogas e bebidas.




Outros:

Brasil no Mundo das Drogas
Autor: Argemiro Procópio

Drogas: Opção de Perdedor
Autor: Flávio Gikovate

Conversando Sobre Drogas
Autor: Jenny Bryan

As Drogas
Autor: Luiz Carlos Rocha

Drogas: É Legal
Autor: Francisco Inácio Bastos

Medicamentos, Drogas e Saúde
Autor: E.A. Carlini

O Que é Prevenção de Drogas
Autor: Roberto Wusthof

Sexualidade e Drogas
Autor: Mauro Weintraub

Drogas: Subsídios Para Uma Discussão
Autor: Jandira Mansur & E.A. Carlini

Cara a Cara com as Drogas
Autor: Caho Lopes

Resposta às Drogas
Autor: L. Ron Hubbard

Drogas na Escola: Prevenir Educando
Autor: Wanier Ribeiro

Drogas e Você
Autor: João Haroldo

Drogas: Porque, Como e Quando
Autor: David Ferreira Neto

Drogas: Maconha Cocaína e Crack
Autor: Ronaldo Laranjeira
















Nenhum comentário:

Postar um comentário